![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhY15XFo2B-VFQqTydVP7XMvRi6JA1bj_VKFUXeQV9h46PAf_A0HxC6QDBNAcNPnYKA6NCLvu1JNdMCqCOgnvaykX3nV96bnFkYHdF07iqidc8Lu4GhllAF1xGSf_BnF5uZMMmFXgwUVInK/s640/mille+miglie1833.jpg) |
Um espetáculo original, para qualquer idade, o Mil Millas se realiza anualmente em San Carlos de Bariloche em novembro |
Apesar da chuva que caía sem cessar no
final daquela tarde de sábado, uma pequena e animada multidão se aglomerava na
frente do imponente hotel Llao Llao, em Bariloche. O clima era de festa:
encerrava-se a l ´Aventura V, um
rallye de carros antigos que realiza um circuito nestas latitudes patagônicas. Sempre na segunda semana de novembro ( 8-12 em 2017), este evento de âmbito internacional, mais
alardeado como o Mil Millas Sport ou Mille Miglia ( numa clonagem proposital à
tradicional prova que acontece anualmente no mês de maio na Itália) reúne
participantes de vários países – inclusive do Brasil- que vêm disputar a
competição munidos de suas maravilhosas máquinas antigas. Lépidas e faiscantes,
surgem e ressurgem a cada ano relíquias fantásticas, desde uma Studebaker
“Baquet” , de 1921, a uma Ferrari 365 GTB 4 de 1969, passando por vários
modelos de Jaguar, Mercedes, Morgan, Alfa Romeo, Austin Healey e até de marcas
pouco conhecidas como Lea Francis ou Institec.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjit0xe_cJl_3e2nx8wa7ZyV7gRi049MK4vAA8j1wq8fFeY1bD_P1E89H7W4mqVRJ6JgKyDxck8FTAuwasnEle6RXmm95mb5tC9jLpKDkK_4Fqj0b5feS1g83E4mk6bCiXqpAS4_xfcYwE-/s400/llaollao2121.jpg) |
O mítico Llao Llao, membro da cadeia Leading Hotels of the World e cartão postal de Bariloche |
São cerca de 250 automóveis antigos, fabricados
no início do século até o final da década de 60, que compartilham o imenso
estacionamento do Llao Llao durante os cinco dias em que dura a prova.
Emoldurados pelas águas esmeraldas do Lago Moreno e uma cordilheira de
montanhas com picos nevados, estes tesouros sobre rodas formam um cenário
cinematográfico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6zP4XwmhzhygWYoa6NJ297UCK2OsCnrSUTrYvK8RefDqsmLrtiLwRdQfD2zoSBx6sisVFHZ1Hf2U5tE-X8ce4Li33lEEXVvEY8PU2edRtVMMGdc6_7vPSxKp1TGQ6vEABSLYBDuXZu8mJ/s640/mille+miglie1845.jpg) |
Paisagem fantástica ornamenta a prova |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSW_LzfcDd4HosEVznGRNHdAQoPVwz8Ldp-b0rv8eWbRLPaet69-uGILszX73Fx5T53YgW6lr2VDRyj71F9E46Zi1NztsKYDhSgO5aA4aJ6dvh3UIMyF6-x1a_u8b6WDLzSIF6gfWd9Rzq/s400/mille+miglie1837.jpg) |
Para os espectadores, a impressão é que
o tempo voltou atrás: não apenas os carros são relíquias do passado como os
protagonistas – na maioria os orgulhosos proprietários dublês de piloto – que
fazem questão de vestir-se a caráter, com a devida indumentária típica de
meados do século. Não é raro cruzar com uma equipe trajando aqueles óculos de
aviador, luvas, boné com tapa orelhas além de longas capas de couro. Além do Studebaker Baquet 1921 e outro de 1924,
havia um Vauxhall 20/60 de 1926, um
Bentley 4 ½ de 1928 e outro 1929. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-lQa5gKJBO0bklYgh25GaLP5xM7LdizW_xfR1g_bK-KmtAV_HWn4LJtXJutItvu7BUqKVjNK2DiA7hH8vLGXLSi7w-W-g9h1Egast4-bjrrjHqStfycU66dX8noznFj2mN2R37l71vd2M/s200/mille+miglie1836.jpg)
E os
participantes são divididos em categorias. Há marcas históricas como a Alfa
Romeo e Mercedes Benz, dois gigantes que venciam continuamente o circuito
original do Mille Miglie Storica de Brescia até o início da Segunda Guerra
Mundial. Depois de 1957, a liderança
passou a ser dividida com a Jaguar, a Ferrari e a Maserati. A prova ainda contou com
outros tesouros sobre rodas, como MG,
Morgan, Singer, SS, Sunbeam, Torino, Delage, Cobra, BMW, Aston Martin, Volvo,
Lea y Francis, Triumph e Bentley.
Embora o ambiente do L’Avventura em Bariloche sempre tende
a ser muito mais descontraído do que competitivo, o regulamento do rallye é
bastante severo e a rotina é puxada. São 1.600 quilômetros a serem percorridos
em três dias, ou seja, mais de 500 quilômetros por dia em terrenos variados.
Considerando a
fragilidade da maioria dos veículos, isto exige cautela - e destreza - da parte dos pilotos. A jornada começa
pontualmente às 7:30 da manhã e termina em torno das 18:30. São quase doze
horas de duração, cumprindo um trecho diferente a cada dia. Pelo caminho, os pilotos se submetem a vários
check points. Conta pontos a regularidade muito mais do que a velocidade.
Durante as três etapas, o ponto de partida e de chegada é invariavelmente o
hotel Llao Llao e o itinerário abrange El Bolsón, El Hoyo e Esquiel; San Carlos
de Bariloche, San Martin de Los Andes, Confluencia, Villa Traful, Villa La
Angostura, Paso Cardenal Samoré e ainda incluiu um almoço em Termas de
Puyhehue, no lado chileno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário