![]() |
Passeio a cavalo por trilhas em El Chaltén, mais uma programação na capital do trekking. |
Me lembro como se fosse hoje: era início de dezembro e portanto verão no hemisfério sul. Sem pestanejar, coloquei um montão de shorts, camisetas e regatas na mala. Nem cogitei em levar um casaco quente e muito menos luvas ou cachecol. Não deu outra: chegando em El Chaltén, o termômetro marcava 6ºC...e eu fiquei tiritando de frio e me chamando de besta, é claro.
El Chaltén é o paraíso do trekking e como não podia deixar de ser, um dos lugares da Patagônia argentina mais encantadores que há. A paisagem é de tirar o fôlego e não faltam trilhas, passeios, mirantes, itinerários e programas para todos os gostos e aptidões.
Na época, estava fazendo um tour explorando diversos recantos da região patagônica e El Chaltén era o nosso último destino. Ficamos hospedados no Los Cerros quando ainda se chamava apenas assim, hoje vi que adotou um Don e um Boutique pra ornamentar o nome, o que merece de certeza, porque o hotel é um charme em todos os sentidos.
A vista da suíte do Los Cerros sobre uma paisagem preciosa. |
A vista da nossa suíte era de babar, sobre o campo e a paisagem típica, um verde de doer os olhos e aqueles cumes nevados praticamente ao alcance da mão. As instalações, de modo geral, eram amplas e decoradas com extremo bom gosto, a comida deliciosa, enfim, um ambiente acolhedor e a localização afastada do centrinho porém suficientemente próxima para se caminhar até o comércio e as lojas.
Ah, ter encontrado as lojas de artigos esportivos foi o que me salvou de congelar. Tive que comprar gorro, cachecol, anorak, suéter e meias...Pra poder pelo menos colocar o nariz do lado de fora. Bem, basta dizer que no dia seguinte, quando fomos fazer uma trilha até o topo de uma das montanhas, pegamos neve. Sim, neve... E rajadas de vento pra acabar com qualquer vontade de tirar o casaco.
Num outro dia, resolvemos dar uma volta a cavalo - lá eles alugam por hora, e você percorre um roteiro diferente das caminhadas. Onde vai o cavalo, não tem gente andando. Lá fomos nós, a minha égua tinha até um potrinho ao pé que a seguia ( nunca vi isso em cavalo de aluguel, mas vá lá...) e fizemos um passeio lindíssimo pelos descampados, beirando bosques, próximo a riachos e lagunas. Me lembro que apeamos para chegar mais perto de uma cachoeira , deu até vontade de cair, mas a água estava boa mesmo pra pinguins...
![]() |
A guia fazendo alongamento depois de algumas horas de caminhada. O visual é variado e impressiona. |
Cachoeiras, lagos e espelhos d´água, picos nevados, pedras e mais pedras pelo caminho... estas são as paisagens que você pode esperar em El Chaltén. E prepare-se também, pois as trilhas não são fáceis, ou no mínimo você leva umas 6 horas pra chegar ao destino e voltar. Leve uma mochila, sempre com muita água, protetor solar, um sanduba ou algo pra comer, porque lá no meio do nada não tem nada mesmo. E um agasalho pra se prevenir da chuva que pode cair a qualquer momento, ou mesmo neve em pleno verão. A natureza é inóspita ao mesmo tempo em que é fabulosa.
Afinal, você está em altitude e na natureza nada se prevê. Tem várias agências locais que oferecem guias e aconselho qualquer pessoa a contratar um, pois eles conhecem a região como a palma da mão e mesmo que você tenha um mapa pode facilmente se perder. E não acho uma idéia muito boa se perder por lá, porque vamos lembrar que existem animais selvagens por aquelas bandas.
Tudo é natureza, intocada, preservada, perfeita pra caminhar. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário