sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Zorah Beach Hotel, Trairí, Ceará

A lua desponta no cair da tarde em Guajirú
Pôr-do-sol é um espetáculo à parte.

Embora situado a apenas 140 quilômetros de Fortaleza, não tem muita gente que está familiarizada  com a região do Trairí, que é  um dos trechos mais pitorescos do litoral cearense. Alinhados de frente para o mar, em um trecho de pouco mais de 12  quilômetros, encontram-se os povoados de  Guajiru, Flexeiras , Embuaca e Mundaú. 
Agora o inverno no Ceará costuma ser chamado de verão, curiosamente é uma época quente mesmo, com sol a pino - eventuais chuvas podem ocorrer, mas o tempo é surpreendentemente  bom.


De tão perto um do outro, podem ser alcançados facilmente, até mesmo a pé. Nestes lugarejos, é o Ceará por excelência: o ritmo de vida é lento, moradores podem ser vistos dia e noite sentados defronte às suas casas, observando o movimento da rua, há pequenos comércios  que se emparelham com restaurantes simples e na praia dá para observar sempre algum pescador remendando a sua rede ou outro a consertar uma embarcação. O mar ainda é a fonte de sustento de muita gente.





 O ano todo, o céu é muito  azul e os raios de sol  queimam feito um maçarico, mas mesmo que a temperatura esteja nas alturas, a brisa constante faz com que a sensação térmica fique sempre agradável. O mar a perder de vista é calmo,  e a qualquer momento se pode admirar as jangadas pululando entre ondas com suas velas coloridas ou negras. 
Pescadores chegam cedo com suas redes fartas.

Acordar bem cedo é quase uma instituição, principalmente para quem quer  testemunhar a cena  dos barcos abarrotados de peixes aportando na areia.  E, durante o dia, vale combater o calor com bastante água de côco, cerveja e caipirinha debaixo da sombra de um guarda-sol em qualquer das  barraquinhas fincadas ao longo do litoral.

Passeio de buggy pela região é programa para toda a família!

O desafio de cada um que vem passar férias neste cenário idílico é sacudir a inércia. Bem difícil quando você se hospeda numa pousada que fica rente à praia, com aquele barulhinho do mar , as ondas deslizando sem trégua...Imagine você deitado numa espreguiçadeira, uma caipirinha na mão, um bom livro, sol a pino. 
A tranquilidade e a privacidade no Zorah Beach

Piscina imensa de frente para o mar. Atrás, um dos bangalôs exclusivos



O Zorah Beach Hotel é uma das melhores coisas que foi construída na região  recentemente , um cinco estrelas, obviamente atrelado à cadeia Johansen entre outros selos exclusivos, e que oferece luxo sem pretensão, serviço irrepreensível e privacidade - embora todas as suítes sejam amplas e confortáveis, se tiver oportunidade, escolha um dos bangalôs próximos à piscina, são um deslumbre.  

jangada sempre no cenário cearense

Apesar da aparência adormecida, a região oferece um leque de atividades para divertir adultos e crianças. Desde passeios de quadriciclos, que podem ser alugados com facilidade em vários pontos de Flexeiras,  a  aventuras de bugue, que traçam itinerários emocionantes pela praia e dunas.  Um bom programa para os mais esportivos é praticar mountain bike, pois é possível pedalar  na areia durante a maré baixa. 


Nos meses de inverno, quando o vento é mais forte, as lagoas rasas como a Lagoa dos Jegues se tornam redutos perfeitos para a prática de kite e windsurfe. Para os menos atirados, recomenda-se tonificar as pernas em longas caminhadas até alcançar as piscinas naturais para se refrescar nas águas tépidas. 



Paz e exclusividade pé-na-areia

E, como se isso tudo não bastasse, de quebra tem um pôr do sol monumental para ser admirado  todos os finais de tarde, principalmente do alto das dunas em Mundaú.


O mar, embora manso o bastante para nadar,  é sempre encaracolado devido à brisa,  e a larga faixa de areia, branca e fina em quase toda a extensão, pode às vezes estar  tatuada por um longo cordão de algas escuras que se desprendem da água durante a maré vazante.

 Piscinas naturais surgem em vários cantos durante este período, acalentando banhistas que  aproveitam para fazer snorkel.  Todo  este trecho do litoral é salpicado por dezenas de jegues selvagens que se mesclam com a paisagem de dunas, vegetação rasteira, coqueiros e casinholas abandonadas, e formam um lindo conjunto cenográfico com as  jangadas  solitárias  que pontilham toda a extensão da praia. 

Jumentos pontilham a praia e a paisagem


Neste oásis cearense, tudo se decide pela intrigante lei das marés, ou seja, é conforme os caprichos da natureza que são agendados os programas de lazer.  No entanto,  quem vem se adapta rapidamente a este molde de vida à moda ancestral  e aprende a seguir um ritmo totalmente diferente do resto da civilização moderna. Tanto se acostuma rápido que o difícil, depois das férias, é mesmo retornar para  a realidade do mundo urbano. 
Brisa constante varre a praia e enfeitiça os kite surfistas que aproveitam cada momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário