As águas calmas do Lac Léman são um convite para passeios de pedalinho. |
Lausanne é uma cidade relativamente pequena. Cheia de altos e baixos, com uma parte antiguinha que é um charme. E´ também uma cidade universitária. Muitos jovens perambulam por lá. Por outro lado, a turistada costuma se aglomerar ( principalmente nos meses quentes)
na parte baixa, que é também o ponto mais lúdico, o Quai d ´Ouchy. Esse lugar é a varanda de onde você pode admirar quase toda a extensão do Lac Léman, um cartão postal clássico que é conhecido no mundo inteiro. Caminha-se por um boulevard magnífico de 1km de extensão, ladeado por árvores, parques, mansões e, para quem desconhece, é lá que fica o Museu Olímpico.
detalhe da arquitetura antiga |
Nos domingos, é quase programa obrigatório descer até o cais para passear com a família, seja a pé, de bicicleta, de patins, ou ainda alugar um pedalinho e se divertir algumas horas explorando as águas plácidas do Léman. Muitos veleiros também aproveitam dias com com mais vento para atravessar e chegar até a França, que fica bem em frente.
Um parque gigantesco, com gramados, é outra atração que fica do outro lado do calçadão. Muita gente aproveita os dias amenos para fazer piquenique, jogar bola ou simplesmente relaxar diante de uma vista espetacular: a cadeia de montanhas, quase sempre encapuzados com neve, despontam no horizonte com nitidez, sempre que o tempo está bom.
Almoço nos terraços dos restaurantes é al fresco |
Nos finais de semana, há muitos chamarizes como barracas para se comprar bugigangas ou experimentar iguarias helvéticas, ou mesmo show de música. Tem todo um calendário de eventos para animar o local e atrair visitantes. Em outubro, por exemplo, durante as férias escolares, é realizada a Semana Olímpica e todo o trajeto está fechado para a circulação de automóveis.
E, falando em carro, é bom salientar que Lausanne certamente não é uma cidade onde você quer dirigir. Por uma única razão: a coisa mais difícil é encontrar uma vaga pra estacionar, principalmente nesta região à beira-lago. Preferível andar de trolleybus, um meio de transporte silencioso, rápido e eficiente. Se você tiver muita disposição, pode subir e descer as ladeiras que separam Ouchy do centro, onde também e vetada a circulação de carros nas ruelas estreitas que configuram o charmoso centre-ville.
O skyline da parte antiga e histórica, muito frequentada pelos turistas e cheia de atrativos |
O monumental Beau Rivage desponta majestoso |
O Hotel Beau Rivage, um ícone de extremo luxo que se debruça sobre o lago, foi construído em 1861 e servia de apoio aos banhistas. Hoje, é um dos estabelecimentos mais estrelados da Europa e uma referencia hoteleira internacional. Celebridades sempre se hospedaram e continuam frequentando o hotel, o que ocasionalmente deixa alguns paparazzi de plantão. Os seus restaurantes, muito conceituados, são também bastante frequentados. Mas, prepare o cartão, pois uma simples tulipa de chope pode custar até 9 francos, ou seja, quase 30 reais!!
Paisagem bucólica à beira do Lac Léman |
Passeio de pedalinho fazem sucesso |
Nenhum comentário:
Postar um comentário