quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Hotel Beau-Rivage, Lausanne, Suíça


As águas calmas do Lac Léman são um convite para passeios de pedalinho.

Lausanne é uma cidade relativamente pequena. Cheia de altos e baixos, com uma parte antiguinha que é um charme. E´ também uma cidade universitária. Muitos jovens  perambulam por lá. Por outro lado, a turistada costuma se aglomerar ( principalmente nos meses quentes) 
 na parte baixa, que é também o ponto mais lúdico, o Quai d ´Ouchy. Esse lugar é a varanda de onde você  pode admirar quase toda a extensão do Lac Léman, um cartão postal clássico que é conhecido no mundo inteiro. Caminha-se por um boulevard magnífico de  1km de extensão, ladeado por árvores, parques, mansões e, para quem desconhece, é lá que fica o Museu Olímpico.

detalhe da arquitetura antiga

 Nos domingos, é quase programa obrigatório descer até o cais para passear com a família, seja a pé, de bicicleta, de patins, ou ainda alugar um pedalinho e se divertir algumas horas explorando as águas plácidas do Léman. Muitos veleiros também aproveitam dias com com mais vento para atravessar e chegar até a França, que fica bem em frente.

 

Um parque gigantesco, com gramados, é outra atração que fica do outro lado do calçadão. Muita gente aproveita os dias amenos para fazer piquenique, jogar bola ou simplesmente relaxar diante de uma vista espetacular: a cadeia de montanhas, quase sempre encapuzados com neve, despontam no horizonte com nitidez, sempre que o tempo está bom.


Almoço nos terraços dos restaurantes é al fresco
Vários restaurantes estão ao alcance da mão, sempre com o belo panorama diante dos olhos. Nos terraços, a clientela se apinha e sempre é recomendável fazer reserva para não ficar sem mesa. Naquela região turística, o horário severo que impera na Suíça ( almoço de 12 às 14hs) fica bem mais flexível e ainda é possível conseguir uma restauração quente até umas três da tarde. Mas, não abuse senão vai acabar comendo um croque-monsieur ao invés de uma boa refeição.

Durante os meses de verão,até mesmo final de setembro, os dias são bem longos e dá pra aproveitar a luz até depois das oito da noite. A temperatura também se mantém agradabilíssima e só a partir de outubro você deve se prevenir e levar um agasalho leve pra se proteger. Muita gente também vai explorar a marina que abriga dezenas de veleiros de pequeno porte, e se estiver muito quente acaba se molhando nos esguichos que ornamentam o calçadão.



Nos finais de semana, há muitos chamarizes como barracas para se comprar bugigangas ou experimentar iguarias helvéticas, ou mesmo show de música. Tem todo um calendário de eventos para animar o local e atrair visitantes. Em outubro, por exemplo, durante as férias escolares, é realizada a Semana Olímpica e todo o trajeto está fechado para a circulação de automóveis.
E, falando em carro, é bom salientar que Lausanne certamente não é uma cidade onde você quer dirigir. Por uma única razão: a coisa mais difícil é encontrar uma vaga pra estacionar, principalmente nesta região à beira-lago. Preferível andar de trolleybus, um meio de transporte silencioso, rápido e eficiente. Se você tiver muita disposição, pode subir e descer as ladeiras que separam Ouchy do centro, onde também e vetada a circulação de carros nas ruelas estreitas que configuram o charmoso centre-ville.

O skyline da parte antiga e histórica, muito frequentada pelos turistas e cheia de atrativos



O monumental Beau Rivage desponta majestoso
O Hotel Beau Rivage, um ícone de extremo luxo que se debruça sobre o lago, foi construído em 1861 e servia de apoio aos banhistas. Hoje, é um dos estabelecimentos mais estrelados da Europa e uma referencia hoteleira internacional.  Celebridades sempre se hospedaram e continuam frequentando o hotel, o que ocasionalmente deixa alguns paparazzi de plantão. Os seus restaurantes, muito conceituados, são também bastante frequentados. Mas, prepare o cartão, pois uma simples tulipa de chope pode custar até 9 francos, ou seja, quase 30 reais!!
  



Embora o centro histórico de Lausanne seja um bairro encantador, com belas escadarias medievais que levam à Catedral e outros recantos antigos, e onde o comércio realmente tem o potencial, se você só tem algumas horas pra conhecer a cidade, o Quai d ´Ouchy é o colírio que você precisa pra se lembrar de uma cidade acolhedora e uma das mais icônicas da Suíça. Neste local arborizado, emoldurado pelos Alpes em todo o seu esplendor, não existe visual mais harmonizado. E mesmo nos dias mais frios do inverno, quando a bruma encobre a maioria dos picos, já nevados, e às vezes nem dá pra enxergar a cidade francesa de Evian do outro lado do Lac Léman, ainda assim tem a sua mágica.

Aliás, falando em outro lado, há um ferry que percorre todo o lago, com paradas estratégicas em diversos lugares de interesse. Você pode embarcar num determinado cais, navegar por uma hora e saltar em outro local de sua preferência. E´ um programa muito procurado e dá para ter uma boa noção de toda a região. Nesta época do ano, há paisagens espetaculares, como os vinhedos, as cores mutantes do outono que está chegando e os picos encobertos pelos primeiros flocos de neve.

Paisagem bucólica à beira do Lac Léman
Passeio de pedalinho fazem sucesso















Nenhum comentário:

Postar um comentário