O Vale das Videiras, a 1200 metros de altitude e meros 20 quilometros - mas
off-burburinho - de regiões serranas mais badaladas, tem atraído cada vez mais adeptos do turismo ecológico - leia-se ciclistas e praticantes do trekking, que descobriram os encantos das trilhas - muitas delas de difícil acesso e maleabilidade - que estão semeadas pela região. E os desafios fazem a alegria dos esportistas.
Há alguns anos atrás, o vale foi brindado com um novo ambiente de lazer , o Galpão Caipira, que oferece um requintado espaço que oferece serviços que vão de massagens a restauração , passando por vendas de produtos orgânicos, objetos de artesanato e muitas iguarias. Serve café da manhã, almoço e aos finais de semana fica aberto até mais tarde. Organizam caminhadas, passeios de cavalo e principalmente roteiros de mountain bike. As suas rústicas prateleiras em madeira , aninhadas num décor de extremo bom gosto e aconchego, estão abarrotadas de produtos made
na serra. O galpão faz jus ao nome, pois praticamente tudo que ali se
come (ou cheira), desde queijos, pães,
sabonetes, cremes, velas perfumadas e até flores, têm o autêntico
carimbo serrano de qualidade.
A feirinha orgânica dos finais de semana |
A clientela pode escolher entre produtos a base de leite de ovelha com o selo da Quinta da Pena; geléias, ambrosias e conservas do Sitio Humaytá;
pães da Chriska; cachaça, açúcar mascavo e rapadura Du Vale; biscoitos de cacau
da Rudá e muitos outros rótulos oriundos de Paty de Alferes, Itaipava,
Secretário e , claro, do próprio Vale das Videiras. Tudo de origem rural. Ainda pode achar ovos caipiras, verduras e hortaliças.
De uns anos para cá também floresceu outro tipo de atividade com o intuito de atrair mais visitantes para o Vale das Videiras. Um projeto bem sucedido é a feirinha orgânica, uma espécie de Farmers´Market , que acontece aos sábados e feriados, no coreto da praça principal do centrinho de Videiras. Ao som de um violão, você pode comprar legumes, verduras e hortaliças diretamente do produtor. São barraquinhas singelas que atendem com carinho os habituês e todos os clientes que sobem a serra para desfrutar de mais uma novidade da localidade. Houve um efeito dominó e as lojinhas ao redor também aproveitaram para incrementar os seus produtos, então hoje é possível fazer bons achados em pequenos comercios como na floricultura, e ainda degustar iguarias nos restaurantes dos arredores.
Na prática, os
turistas que aportam no Vale das Videiras chegam de moto, de carro, de bicicleta,a cavalo ou a pé. O que estava faltando para completar o quadro era um justamente um pouso, principalmente para aqueles que não se davam por satisfeitos em fazer um bate volta ou pedalar apenas no sábado. Os donos do Galpão viram que existia uma demanda daqueles que desejavam aproveitar um final de semana inteiro no vale.
Atendendo a pedidos, a diretoria do Galpão Caipira, o epicentro de todo este movimento turístico, abriu o que podemos intitular com todas as letras de um autêntico Bed& Breakfast. A hospedagem foi simplesmente batizada de Suítes Caipiras.
Dedicada aos "caipiras" de final de semana, que querem curtir um luxo sem extravagância, sem concierge, mas com conforto e privacidade total. Pernoitar em uma das quatro suítes eco-luxuosas é um porto seguro com aquele sabor de aconchego do frio da serra. As camas são king, os lençóis brancos de linho e uma legião de travesseiros . Nenhum detalhe foi omitido, tem ar condicionado, um excelente banheiro e todas as amenidades necessárias. O decor é rústico e de extremo bom gosto. E, quando acordar, é só ir até o Galpão para tomar um delicioso café da manhã.
Uma característica comum nas pousadas serranas sempre foi a presença dos donos. Esqueça a burocracia pois não existe check In convencional e você é atendido como amigo assim que desce do carro. O atendimento é personalizado e todos os hóspedes são tratados pelo nome. Afinal, você está em casa entre amigos.
Uma característica comum nas pousadas serranas sempre foi a presença dos donos. Esqueça a burocracia pois não existe check In convencional e você é atendido como amigo assim que desce do carro. O atendimento é personalizado e todos os hóspedes são tratados pelo nome. Afinal, você está em casa entre amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário