Pronunciar já fica difícil, mas podemos tentar : Göciek - o C em turco vira sshhh..., então você enrola a língua e diz Gochieque - é um vilarejo fofo, aconchegante, pertinho do aeroporto de Dalaman, que por sua vez fica no distrito de Fethiye na Província de Mugla. Mas, fora os enigmas geográficos, é fundamental acrescentar que tem uma marina - uma, não, umas quatro! - pra abrigar veleiros e iates de grande porte. E, pra quem tem a oportunidade de se hospedar no estrelado D-Resort, a praia particular é definitivamente um chamariz: restaurante, bar e espreguiçadeiras emolduram um estreito trecho de areia branca.
A marinha de Göciek é abrigada e perfeita pra iates e veleiros. Há inúmeras bases de companhias de charter no local. |
Devido às altas temperaturas, o aconselhável é deixar pra passear no pitoresco vilarejo depois das três da tarde e aproveitar o dia à beira mar, nadando nas águas tépidas do Mediterrâneo. Champagne? Almoço? Café turco? E´ só fazer sinal pro garçom...Pode não ser a praia mais deserta do mundo ( é exclusiva do hotel então tem sempre gente), mas o ambiente é agradável e o visual, com as ilhotas na sua frente, bem relaxante.
E se você estiver com preguiça de andar os dez minutos do hotel, tem duas opções: vá pedalando com uma das bicicletas que o resort coloca à disposição dos hóspedes ( são só três minutos) ou peça pra ser levado de carrinho elétrico, que te atendem a qualquer momento.
Quando reservei o D-Resort pela booking.com eu não esperava tamanho conforto e muito menos o nível de atendimento e serviço. Fiquei realmente surpresa em encontrar, num lugarejo tão pouco renomado, um estabelecimento deste padrão. O D-Resort, embora apareça como um 4 estrelas, sinceramente merecia uma quinta.
As suítes são decoradas com extremo bom gosto, o azul e branco como cores predominantes, os banheiros abarrotados de amenidades Molton Brown, mil toalhas, água, chá e café e biscoito como cortesia. Isso sem falar na qualidade da roupa de cama, na maciez do colchão e nos roupões felpudos...Mas, é no café da manhã que você vai ficar impressionado com um salão cheio de iguarias, tudo quanto é tipo de pão, ovos, frios, frutas, cereais, iogurte, mel, geleias, e mais um montão de especialidades regionais e principalmente aquelas coisas que comem na Turquia nesta primeira refeição do dia: tomate, pepino, azeitonas...E ainda tem um detalhe, que é o fato de ser servido até às 11, ou seja, dá pra se esbaldar até tarde...Pode ser mais civilizado (ou complacente com o sono alheio) do que isso??
A Turquia, como um todo, é a terra dos gatos. E´ gato pra todo lado, e em geral são mansos e cordiais, se prestam ao carinho de estranhos e costumam vagar pelas ruelas dos vilarejos sem o menor constrangimento. Falo isso porque se alguém tem alguma coisa contra os gatos, é melhor evitar até de andar pelo vilarejo. Tem gato pra todo lado. Mas seria uma pena, porque Gociek é um charme, as pessoas atenciosas e falam inglês, te atendem com educação e estão sempre com um sorriso. E´ bom dia pra cá, bom dia pra lá...E se você tiver a chance de estar lá num sábado a noite, pode ser que consiga ver um casamento local, numa praça, com gente dançando e se divertindo conforme hábitos culturais milenares.
Até mesmo dormindo encima daqueles preciosos tapetes você vê estes gatos. Bisbilhotar lojas de tapetes, aliás, tem que ser feito com proeza. Pois o vendedor turco, embora convincente, não chegar a ser opressor. Ou seja, não vai empurrar, forçar, ou tentar persuadir o cliente de que é imprescindível sair da loja com pelo menos um espécime raro. Que pode ser pequeno ou grande, custar pouco mais de 100U$ ou levar você à falência. Pelo bem de um tom de cores em sua sala de jantar.
Voltando aos gatos, tapetes e vilarejo, Gociek é um encanto pra se caminhar. Só tem mesmo uma ruazinha pedestre, onde ocasionalmente passa uma bicicleta ou uma lambreta. Tem dezenas de restaurantes, alguns típicos como o Kebab Hospital (pode rir, mas é o nome deste estabelecimento, que serve uma comida bem gostosa..) , delicatessen, várias lojas de pesca e outras mais com mercadorias de apoio aos velejadores, farmácias, salão de cabelereiro, quitandas com frutas e legumes, secos e molhados.
A única rua do vilarejo de Gociek, onde transitam gatos, bicicletas, pedestres. A variedade de comércio é um atrativo para turistas. |
O clima na Turquia é bastante privilegiado. Mas cuidado com os meses de verão,quando a temperatura pode alcançar 50 graus celsius. Preferível escolher abril a junho e final de setembro a novembro. Depois disto, dizem que o frio aparece.
E os turistas desaparecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário