domingo, 13 de novembro de 2016

D-Resort & Spa, Gociek, Turquia


Pronunciar já fica difícil, mas podemos tentar : Göciek - o C em turco vira  sshhh..., então você enrola a língua e diz Gochieque   - é um vilarejo fofo, aconchegante, pertinho do aeroporto de Dalaman, que por sua vez fica no distrito de Fethiye na Província de Mugla. Mas, fora os enigmas geográficos, é fundamental acrescentar que tem uma marina - uma, não, umas quatro! - pra abrigar veleiros e iates de grande porte. E, pra quem tem a oportunidade de se hospedar no estrelado D-Resort, a praia particular é definitivamente um chamariz: restaurante, bar e espreguiçadeiras emolduram um estreito trecho de areia branca.

A marinha de Göciek é abrigada e perfeita pra iates e veleiros. Há inúmeras bases de companhias de charter no local.





 Devido às altas temperaturas, o aconselhável é deixar pra passear no pitoresco vilarejo depois das três da tarde e aproveitar o dia à beira mar, nadando nas águas tépidas do Mediterrâneo. Champagne? Almoço? Café turco?  E´ só fazer sinal pro garçom...Pode não ser a praia mais deserta do mundo ( é exclusiva do hotel então tem sempre gente), mas o ambiente é agradável e o visual, com as ilhotas na sua frente, bem relaxante.
E se você estiver com preguiça de andar os dez minutos do hotel, tem duas opções: vá pedalando com uma das bicicletas que o resort coloca à disposição dos hóspedes ( são só três minutos)  ou peça pra ser levado de carrinho elétrico, que te atendem a qualquer momento.

Quando reservei  o D-Resort pela booking.com eu não esperava tamanho conforto e muito menos o nível de atendimento e serviço. Fiquei realmente surpresa em encontrar, num lugarejo tão pouco renomado, um estabelecimento deste padrão. O D-Resort, embora apareça como um 4 estrelas, sinceramente merecia uma quinta.

As suítes são decoradas com extremo bom gosto, o azul e branco como cores predominantes, os banheiros abarrotados de amenidades Molton Brown,  mil toalhas, água, chá e café e biscoito como cortesia. Isso sem falar na qualidade da roupa de cama, na maciez do colchão e nos roupões felpudos...Mas, é no café da manhã que você vai ficar impressionado com um salão cheio de iguarias, tudo quanto é tipo de pão, ovos, frios, frutas, cereais, iogurte, mel, geleias, e mais um montão de especialidades regionais e principalmente aquelas coisas  que comem na Turquia nesta primeira refeição do dia: tomate, pepino, azeitonas...E ainda tem um detalhe, que é o fato de ser servido até às 11, ou seja, dá pra se esbaldar até tarde...Pode ser mais civilizado  (ou complacente com o sono alheio) do que isso??


A Turquia, como um todo, é a terra dos gatos. E´ gato pra todo lado, e em geral são mansos e cordiais, se prestam ao carinho de estranhos e costumam vagar pelas ruelas dos vilarejos sem o menor constrangimento. Falo isso porque se alguém tem alguma coisa contra os gatos, é melhor evitar até de andar pelo vilarejo. Tem gato pra todo lado.  Mas seria uma pena, porque Gociek é um charme, as pessoas atenciosas e falam inglês, te atendem com educação e estão sempre com um sorriso. E´ bom dia pra cá, bom dia pra lá...E se você tiver a  chance de estar lá num sábado a noite, pode ser que consiga ver um casamento local, numa praça, com gente dançando e se divertindo conforme hábitos culturais milenares.

Até mesmo dormindo encima daqueles preciosos tapetes você vê estes gatos.  Bisbilhotar lojas de tapetes, aliás, tem que ser feito com proeza. Pois o vendedor turco, embora convincente, não chegar a ser opressor. Ou seja, não vai empurrar, forçar, ou tentar persuadir o cliente de que é imprescindível sair da loja com pelo menos um espécime raro. Que pode ser pequeno ou grande, custar pouco mais de 100U$ ou levar você à falência. Pelo bem de um tom de cores em sua sala de jantar.
Voltando aos gatos, tapetes e vilarejo, Gociek é um encanto pra se caminhar. Só tem mesmo uma ruazinha pedestre, onde ocasionalmente passa uma bicicleta ou uma lambreta. Tem dezenas de restaurantes, alguns típicos como o Kebab Hospital (pode rir, mas é o nome deste estabelecimento, que serve uma comida bem gostosa..) , delicatessen, várias lojas de pesca e outras mais com mercadorias de apoio aos velejadores, farmácias, salão de cabelereiro, quitandas com frutas e legumes, secos e molhados.
A única rua do vilarejo de Gociek, onde transitam gatos, bicicletas, pedestres. A variedade de comércio é um atrativo para turistas.
Na orla, que acaba virando um lugar preferido dos turistas pra fazer promenade, é interessante observar os barcos, principalmente os gulets - que são aquelas típicas embarcações de madeira turcas que, antigamente, transportavam cargas de um lado ao outro da costa. Hoje, estão praticamente todos convertidos em barcos de turismo, para charter, com acomodações de altíssimo luxo, cabines com banheiro privativo e um deck totalmente adaptado pra propiciar o máximo de conforto aos passageiros. As agências de turismo local oferecem passeios variados, desde algumas horas pra ver o pôr-do-sol até semana a bordo com tudo incluído. Vale a pena: é um programa bastante inusitado.


No centrinho de Gociek, pertinho do resort, fica a mesquita e o seu minarete, que se destaca com relevância no meio da paisagem. Cinco vezes por dia, ecoa a voz do almuadem convocando os fiéis para  rezar. A última chamada acontece em torno das 9 da noite, a primeira ao amanhecer...Essa a gente ouvia do nosso quarto, mas você acaba se acostumando.
O clima na Turquia é bastante privilegiado. Mas cuidado com os meses de verão,quando a temperatura pode alcançar 50 graus celsius. Preferível escolher abril a junho e final de setembro a novembro. Depois disto, dizem que o frio aparece.
E os turistas desaparecem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário