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Narrow boats : casas flutuantes típicas transitam em Little Venice |
Há uma
década atrás, enquanto passeava pelo bairro de Little Venice, um dos cenários
londrinos mais pitorescos e conceituados da cidade, me chamou a atenção o
grande número de pequenas balsas ancoradas nas duas margens do estreito canal
do Regent’s Park.
Curiosa, fui bisbilhotar de perto esta extensa marina,
caminhando ao longo do canal. Mas o que eu queria mesmo era saber o que se
escondia atrás das portas coloridas fechadas ou semi-abertas destas embarcações
de estilo padronizado, cujas proporções nada tinham de convencional: eram tão
estreitas que eu cheguei a duvidar que alguém pudesse se mexer lá dentro sem
dar um nó nas pernas ou, literalmente, enfiar os pés pelas mãos. Outro detalhe
curioso eram as suas proas, tetos e popas: de tão ornamentados, seria difícil navegar
sem que tudo despencasse dentro das águas turvas do canal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1sK8iFc5LgNeySuZ8aZ4s-btl6pAXKy9MlGnhibOCnJ60S-Lc1Pp_JWGyVOmEYcDKYA1EYJlyNsRIhx6Ha39wJIQz_5g_z_TrvRxw-isUCSb5DFdpf08GVqi9TZEMviO_xehWYasJIfDO/s200/detalhe+decora%25C3%25A7ao+barco.jpg)
Traduzindo
ao pé da letra, narrow boat significa
barco estreito. Com características muito semelhantes às daquelas balsas que
eram utilizadas durante séculos para o transporte de mercadorias, a embarcação
tem um calado muito baixo e só serve para a navegação fluvial. A sua largura é
de no máximo 1.82 metros ,
embora o comprimento varie entre 10 e 17 metros . Hoje, este tipo de barco cheio de
carga já não trafega nos canais ingleses com esta função, mas a tendência fez
com que poucos virassem sucatas: ao longo dos anos foram sendo adquiridos a fim
de serem transformados em confortáveis moradias flutuantes por pessoas que
enjoaram de morar em casas convencionais.
Além
disso, também não faltam na Inglaterra estaleiros que se especializaram em
construir narrow boats sob encomenda,
novinhos em folha, e com todo um requinte de design de interior. No entanto,
por mais transformações e transfigurações internas que se faça, apenas a sua
largura jamais poderá ser modificada. A razão é simples: dentro da imensa teia
de canais, que soma mais de 300
milhas navegáveis em todo o Reino Unido, há inúmeros
túneis cuja largura não ultrapassa os 2 metros . Sendo assim, é uma equação
matemática. No comprimento, entretanto,
os narrow boats variam muito e os
preços também se alongam conforme as medidas.
Os cascos, de madeira, são
sempre pintados com cores alegres e as portinholas ganham motivos campestres ou
até mesmo medievais. Por quê? Ninguém sabe explicar.
Com a fleuma natural de quem
não estressa por nada mais neste mundo, os habitantes dos narrow boats de hoje têm apenas uma preocupação: achar uma vaga
para estacionar na margem do canal. Como se em Londres fosse fácil achar uma
vaga, onde quer que seja...
Por mais que sejam pitorescos, dada a temperatura ambiente do Reino Unido, ainda acho mais confortável você ficar hospedado no impecável Mandarin Oriental, cuja célebre localização entre o bucólico Hyde Park e a glamorosa Knightsbridge não tem parâmetros com nada nesta ilha. Isso pra quem curte luxo, serviço irrepreensível, e, uma vez lá fora, lamber vitrines, pedalar no parque, praticar o people-watching ( do lobby do hotel ao Harrods)...
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Localização mais do que perfeita, em pleno coração de Knightsbridge |
Majestoso, cujo nome soa como sinônimo de perfeição onde quer que seja, o Mandarin é um deleite para qualquer mortal em todos os quesitos. Lá, você pode tomar o chá das cinco mais tradicional possível - ou mais sofisticado, se preferir, pois até champagne consta do cardápio.
As suítes são gigas, abarrotadas de amenidades e mimos, roupões macios e lençóis envolventes. Difícil mesmo sair lá de dentro...Porém, vale a pena dar um pulinho - principalmente em dia de chuva e frio - lá no Little Venice, só pra ter o prazer de voltar correndo pro hotel...
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