domingo, 16 de abril de 2017

Kiaroa Eco-Luxury Resort, Península de Maraú, Bahia



 
A natureza exuberante e intocada torna esta região uma das mais preservadas do Brasil.


A razão pela qual a Península de Maraú se mantém tão imune ao turismo de massa é a dificuldade de acesso.  Situada na Baía de Camamú, a região se destaca graças à  beleza de uma Mata Atlântica ainda preservada e pela profusão de mangues e rios. Mas, sobretudo, pela exuberância dos extensos coqueirais que emolduram cerca de 40 quilômetros de praias praticamente desertas.

 A longa faixa de areia branca se inicia em Três Coqueiros, uma praia de ondas fortes que margeia o povoado de Barra Grande, o lugar mais vinculado à civilização. Nesta pequena comunidade, grande parte de seus 500 habitantes vive da pesca ou do artesanato. Porém, além dos nativos, esbarra-se com muitos estrangeiros que, enfeitiçados pela atmosfera paradisíaca do lugar, deixaram para trás a sua terra natal. 

A Lagoa Azul é uma das atrações locais

Compraram casinhas de pescadores e acabaram criando raízes na Península de Maraú. Ou seja, o fato de sequer existir um banco ou um caixa eletrônico na vila não impediu que de uns anos para cá surgissem vários barzinhos e restaurantes aconchegantes, com letreiros coloridos e gastronomia elaborada. 
  

Taipus de Fora:piscinas naturais
Mas é no trecho entre Barra Grande e Saquaíra que se desvendam as praias mais deslumbrantes. Na minúscula vila de Taipus de Fora, cuja praia é louvada como uma das mais belas do litoral brasileiro, o cenário é de tirar o fôlego: na maré baixa, forma-se uma piscina natural de 1 quilômetro de extensão por 500 de largura, bastante rasa e com águas mornas e translúcidas, ideal para a prática de mergulho.

Vários restaurantes pé-na-areia oferecem especialidades regionais
Pedalar na areia na maré baixa é programão


 Neste imenso aquário pode-se vislumbrar uma infinidade de peixes. Na areia, há barracas para se alugar equipamentos e profissionais que ainda oferecem treinamento e batismo para os inexperientes.
 
Kiaora extrapola luxo e privacidade
Embora em menor escala, há outros locais onde o fenômeno desta  piscina natural se reproduz a cada baixa da maré. Um deles é defronte ao Kiaroa, um resort de alto gabarito cuja localização privilegiada em um dos cantos mais bucólicos da península o tornou uma referência de sofisticação e conforto, tanto a nível nacional como internacional. Esbanjar luxo é pouco pra descrever as mega suítes ( as menores têm 72 metros quadrados), algumas com hidromassagem, e bangalôs com até 92 metros quadrados com piscina particular, duchas, jardim e varanda, verdadeiras casinhas românticas...um bom gosto incrível e privacidade total e irrestrita. Sem contar que bem na sua frente, a alguns passos, tem a praia! E a comida é ótima e a piscina gigantesca - que é pra todos - ainda é servida por um bar molhado. Se melhorar, estraga. Ah, sim, ia esquecendo, você pode chegar em grande estilo, a bordo do aviãozinho que pega os hóspedes no aeroporto de Salvador...

Petit gâteau de banana da terra
O resort fica defronte a um trecho idílico

 Numa região ainda relativamente primitiva, onde prevalecem imensas áreas livres sem vestígios de civilização, é agradável ter a opção de isolar-se espontaneamente e usufruir de privacidade total sem abrir mão dos pequenos mimos de cada dia. Mesmo que o luxo maior seja mesmo oriundo da natureza virgem que emoldura a paisagem.     



    A Península de Maraú também pode ser acessada desde Itacaré com veículo 4x4 pela BR.030 , mas é um       longo percurso em estrada de terra muito esburacada. A recompensa vem no queijinho coalho assado na          hora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário