quarta-feira, 12 de abril de 2017

Tower Lodge Retreat, Polkobin, Hunter Valley, Australia

Hunter Valley : vinhedos até onde a vista alcança

Localizada a cerca de 90 minutos ao norte de Sydney, a região de Hunter  é o segundo destino mais visitado na Austrália – mas sem dúvida prima como o mais gastronômico, graças à qualidade de seus vinhos e restaurantes. 

Historicamente, Hunter é o berço do vinho australiano, pois nesta região foram plantadas as primeiras mudas em 1823. Ao longo das décadas, o setor  atravessou períodos favoráveis e superou fases ruins, até deslanchar de vez em 1960 para iniciar uma trajetória cujo resultado são as mais de 120 vinícolas que hoje existem no vale. Este boom aumentou o consumo de vinho no país, incrementou o turismo regional e criou a reputação de alguns nomes de produtores como Tyrells (Broke Rd, Polkobin), Draytons (555, Oakey Creek, Polkobin) e Lindemans (McDonalds Road,Polkobin), hoje famosos pelas suas safras de shiraz, semillon e chardonnay, que são os tipos de uvas que predominam nesta região.

Passeio de charrete pelos vinhedos é programa 

A agradável viagem de carro vindo de Sydney pela FWY 1 desemboca no coração de Hunter, próximo a Cessnok e Broke, onde se concentra o maior número de vinícolas , os melhores restaurantes e as mais sofisticadas acomodações.  O programa favorito de qualquer turista, seja ele novato ou expert em vinho, é visitar as butiques das vinícolas para degustar os produtos da região, que também inclui uma grande variedade de queijos. 
                                                                    
Paisagens bucólicas, fazendolas e muito espaço são cartões postais da região
Na chamada Lower Hunter se destaca Polkobin, sem dúvida o melhor nicho de vinicultura da região. As sedes das vinícolas ficam a pouca distancia uma das outras e são ligadas por estradinhas que serpenteiam através das paisagens deslumbrantes de Hunter Valley. Prepare-se para admirar um cenário que mescla vários tons de verdes em pastos e bosques e muita vegetação emoldurada por fazendas e haras. Além disso, não é raro avistar de longe um bando de cangurus saltitando pelos descampados. Os australianos não dão a menor bola, mas os estrangeiros param o carro para observá-los, na esperança de vê-los bem de perto. Apesar de terem medo e fugirem imediatamente para dentro da mata quando se sentem ameaçados, às vezes dá tempo de captá-los através das lentes. 
    

Em torno dos vinhedos, dezenas de lodges e hotéis oferecem todo tipo de acomodação, onde não faltam nomes pomposos como “châteaux”, muito embora aliados a uma arquitetura peculiar, ou melhor dizer, futurista. Mas assim como não economizaram em concreto, fartam os turistas com um serviço altamente sofisticado. Um destes ícones da hospedagem “estilo hunter” é o Tower Lodge Retreat . Cada um dos seus 12 quartos tem charme próprio e a decoração difere completamente. Os espaços são tão generosos que as suítes mais se parecem um apartamento. A vista é deslumbrante, pois abraça todos os vinhedos em volta. As diárias incluem café da manhã, chá da tarde e um drinque de boas vindas. Nós tivemos a sorte de aproveitar uma promoção que incluia até meia hora de massagem por pessoa ( imperdível!).




A estrada que leva de Sydney para Hunter Valley

Os australianos têm uma herança européia e são metódicos, portanto reservar restaurante, é uma prioridade máxima. E´  praticamente impossível conseguir uma mesa em qualquer um dos lugares mais cobiçados da região, principalmente nos finais de semana. Portanto, programe-se com (bastante) antecedência se não quiser acabar comendo um sanduíche no MacDonalds (sim, mesmo em Hunter também tem muitos!).

Varandinha privativa de uma suíte do Tower Lodge

E antes de partir, anote que no mês de outubro (quando a primavera está no auge) a região dos Hunter sedia alguns eventos culturais interessantes e certamente muito concorridos. Alguns merecem atenção especial: são os concertos de música ao ar livre, onde palco e platéia têm como pano de fundo  os vinhedos de tradicionais vinícolas cuja reputação está consolidada há mais de 20 anos.



   




Nenhum comentário:

Postar um comentário