Uma paisagem típica de Creta, praia deserta, mar manso e natureza selvagem. |
Piscina natural a poucos quilometros de Chania |
Conhecemos a Grécia nos idos finais dos anos 70. E daí em diante, a cada ano que passava e a o longo de décadas, fomos aos poucos explorando as ilhas do Egeu, do Jonio, do Dodecanese, as Esporades, Cíclades... e assim foram passando as aventuras marítimas. Conhecemos uma Grécia acolhedora, que enaltecia os estrangeiros, mas com o tempo estes mesmos turistas foram se multiplicando de tal forma que se tornaram um fardo para os gregos - que aos poucos já não tinham mais paciência para eles. A sensação de não ser mais tão bemvinda, nem mesmo nas ilhas mais remotas, me fizeram mudar um pouco o rumo. Mas não a bandeira.
Grécia à moda antiga, pontilhada de barquinhos de pesca, uma visão deliciosa. |
o encantador porto de Chania, cheio de bares e restaurantes, lojinhas... |
Até que tomamos o rumo de Creta. E... surpresa! Lá ainda permanece a Grécia à moda antiga. Hospitaleira. Rústica. Autêntica. Verdadeira alma grega. E ao invés de aterrissar em Heraklion, a maior cidade da ilha, pegamos um avião diretamente de Atenas para Chania, do lado noroeste e bordada pelo mar Egeu.
A discreta Chania é servida por um aeroporto com vôos regulares a partir da capital grega ou de Londres por companhias low cost. Lá é tudo de bom: é quente, ensolarado, encoberto por flores endêmicas, rodeado por lindas montanhas e vales verdes, e tem praias douradas como as de Elafonissi e Falassarma onde você pode se banhar em águas transparentes.
Alugue um carro e explore a região sem pressa. Localizada bem ao sul do Mediterrâneo, a ilha é um dos primeiros lugares a captar o sol da primavera e até outubro consegue manter temperaturas agradáveis. Pode parecer inverossímil, mas Creta já foi uma colônia de leprosos.
Se estiver viajando com família, não se deixe iludir pelos grandes resorts estrelados e não hesite em se aproveitar da genuína hospitalidade grega reservando um quarto de frente para o mar no Ammos Hotel , um pequeno ( mas extremamente confortável) estabelecimento familiar pé-na-areia, onde você será tratado como um deus grego!
Vista de um dos quartos do Ammos Hotel |
A pousada é, de fato, mínima, contrasta em estilo e tamanho com o seu vizinho que é aquele luxuoso Couples Only e bastante impessoal. E com certeza os hóspedes não são recebidos de braços abertos pelo Nikko, um dos donos ( os proprietários são de uma só família) , que sabe acolher os hóspedes com tanta familiaridade que você se sente imediatamente em casa.
Restaurante do hotel fica rente à praia |
A Dimitri, que é quem manda mesmo, é uma jovem amável, comunicativa e demasiadamente simpática. Aquele encanto grego atávico. Essa pousada tem quartos clean, confortáveis, alguns com varanda que se debruçam sobre a piscina, o jardim e o mar. A praia fica a poucos passos e a água é translúcida, mansa e morna. Não são grandes acomodações nem ostentam amenidades sofisticadas, mas os mimos sorridentes de toda a equipe compensam qualquer shampuzinho da L ´Occitanne.
Todo dia , curta o delicioso café da manhã servido na varanda com vista pro mar, com direito a ovos, pães caseiros...Um parêntese para o iogurte grego feito em casa, que, você acertou na mosca, é grego ao pé da letra, e dá vontade de comer o pote inteiro. Depois,é só você ler no quadro negro próximo ao lobby o que há para ser visto e percorrido na ilha.
A cor do mar chega a dar vertigem! |
Um dos programas mais reputados em Creta são as trilhas nas montanhas, para fazer drásticas caminhadas como esta. O cenário é de tirar o fôlego. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário