domingo, 24 de abril de 2016

Pousada Pontal dos Carneiros Beach Bungalows, Carneiros, Pernambuco

Carneiros ainda é um dos destinos mais sossegados do litoral brasileiro. Pelo menos fora da alta temporada.

Após décadas de viagens pelo litoral, sempre  em busca de lugarejos abençoados pelo quase anonimato e  praias cujo nome  fosse omitido ou não constasse  ostensivamente nos guias turísticos , chego à (feliz) conclusão que, sim, por incrível que pareça, ainda existem.  São alguns nichos que, pelo menos fora da alta temporada, conseguem manter praticamente  intacta  a sua genuinidade e assim preservam uma áurea do passado. Para descobrir onde estão salpicados, basta ter paciência para indagar com afinco, tentando  enxergar além das trilhas demarcadas.

 Muitas vezes, para chegar ao destino, é inevitável entrar por outros, mas isso faz parte da busca. Além disso, você sabe que está farejando bem  quando mencionar um nome para três pessoas e nenhuma delas tenha ouvido falar. Mas,  vale também  surrupiar o segredo de alguém com conhecimento de causa...  e tirar proveito.


Foi  o que  aconteceu com a praia de Carneiros, localizada a apenas uma hora e meia de carro de Recife, capital de Pernambuco:  alguém fez uns comentários há alguns anos atrás, revelando como este lugar, contemplado com inúmeras piscinas naturais e  um coqueiral sem fim , era o reduto perfeito para  relaxar. Disse também que não se fazia nada além de  desfrutar  a paisagem. 



 A definição era de que Carneiros era um destes destinos envolventes,  principalmente fora de temporada e um verdadeiro oásis para crianças, que podiam brincar livremente. Anotei no meu caderninho e aguardei  a oportunidade para checar pessoalmente o quanto  Carneiros poderia ser, no mínimo, sublime e discreta.

E  é. Começa que é do tamanho  da praia de Copacabana . Alinhavada  por milhares de coqueiros,  ostenta pouquíssimas casas,  nenhuma vila , vendinha, padaria, ou até mesmo posto de gasolina.  Aliás, não vale nem a pena alugar carro, porque você nem tem para onde ir ( e muito menos vontade de querer sair de lá). Em Carneiros ninguém precisa ter compromissos  com o tempo e a hora ( salvo ficar atento às oscilações da maré), e  é para quem quer, literalmente, deslizar da cama diretamente para a espreguiçadeira.  Ou seja, não há nada para fazer além de  lagartixar debaixo do sol, ficar literalmente de molho na água tépida das piscinas naturais durante a maré baixa e fazer bucólicas caminhadas  pela orla, mergulhando no mar manso para se refrescar.


E pra quem não quer ser perturbado por ninguém, sem dúvida a melhor escolha pra se hospedar, devido a localização privilegiada e indevassável é a Pousada Pontal dos Carneiros Beach Bungalows. Principalmente se você vem com a família, pois são 12 bangalôs dispersos em meio a um coqueiral,  alguns  com 3 quartos e cozinha completa. E´ a opção ideal   que permite resguardar  privacidade na praia, pois os recifes e os corais impedem a aproximação de barcos ( e consequentemente de gente)  e é a única pousada em que você está a apenas 30 passos da sua piscina natural, quase particular, que se mantém por horas a fio durante a  maré baixa. Melhor do que isso, só dois issos.

Vista parcial da Pousada Pontal dos Carneiros Beach Bungalows

 .
Coqueiral diante da praia e piscina natural, da Pousada Pontal dos Carneiros Beach Bungalows
Desacelerar é a palavra de ordem.  Em Carneiros, até mesmo as embarcações  estilo pedalinho com  motor  de  liquidificador - que são o meio de locomoção turística -  não ultrapassam os 10 km/hora.  Mas, se estiver disposto a conhecer um pouco das imediações, vale a pena seguir neste ritmo lento.  O barqueiro leva de seis a oito passageiros e são duas horas de passeio.

Passeio de charrete para turistas 

E´ de praxe mostrar um cardápio com fotos das atrações locais, para atiçar os turistas com as opções do banho de argila "que rejuvenesce na hora", o mergulho nas piscinas naturais protegidas pelos  recifes e que se formam no auge da maré baixa ( e onde se caminha com água abaixo do joelho),   e a visita à igrejinha colorida do século 18 construída na praia e que hoje só funciona mesmo para celebrar casamentos e batizados. De tão descontraída que é a praia de Carneiros, pode entrar  de roupa de banho que ninguém vai reclamar.

Igrejinha é point no final de tarde, durante a maré baixa


 Se o objetivo é passar menos de uma semana, já comece a relaxar na hora de fazer a mala:   não precisa levar quase nada. Bastam duas mudas de roupa, biquíni e calção,  um par de havaianas ou sandálias de plástico, uma canga, protetor solar, chapéu e  óculos escuros. E pode ( pode,não, deve!)  deixar o relógio  em casa, mesmo porque vai ter utilidade zero num contexto que está descompromissado com a hora e condiz com a arte de conseguir fazer... absolutamente nada.
Pescador 

Praia deserta a perder de vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário