quarta-feira, 13 de abril de 2016

The Gleneagles Hotel, Auchterarder, Escócia





A magia do campo de golfe mais consagrado da Escócia


Gleneagles , magnífica construção em estilo "castelo francês"  , é um ícone para aqueles que sonham desfrutar do prazer de jogar golfe e se hospedar num resort cinco estrelas. 

Tem gente que define a Escócia como sendo um lugar mágico. Procede. Pode ser devido à luminosidade que se desprende por detrás das colinas ao amanhecer e no pôr-do-sol. Ou pela diversidade dos tons de verde que predominam nos cenários campestres salpicados de ovelhas brancas. Mas talvez seja apenas pela natureza que ofusca de tão exuberante. No entanto, aliada à beleza natural, é na hospitalidade do povo caledônio – como são também chamados os súditos daquela parte do Reino Unido – que se encontra um magnetismo capaz de enfeitiçar qualquer pessoa. 





Emoldurado por mais de 300 hectares de paisagens estonteantes que se debruçam sobre o county de Pertshire, Gleneagles é um imã para quem almeja jogar golfe no que há de mais consagrado no mundo – os campos The King´s e Queen´s Centenary,respectivamente desenhados por James Braid, penta campeão do British Open e Jack Nicklaus, ambos profissionais famosos. Além destes dois campos, há mais um outro com 18 buracos e um quarto com 9: o bastante para garantir diversidade a qualquer aficionado.



Inaugurado em meados dos anos 20, o hotel, membro da prestigiada cadeia Leading Hotels of the World, tem capacidade para acomodar até 600 hóspedes em 232 acomodações, que por sua vez poderão usufruir de um serviço diferenciado e de altíssima qualidade. Mas nem tudo se resume à pratica de golfe e até mesmo quem nunca empunhou um taco pode se divertir, desfrutando das inúmeras atividades paralelas oferecidas a todos os hóspedes. Da tradicional arte de falcoaria – que qualquer pessoa pode efetivamente experimentar na prática – a cavalgadas pelos arredores, há opções convidativas para todos os gostos dentro do próprio resort, tudo com suporte técnico e apoio de profissionais do ramo altamente qualificados. 




Andar de bicicleta, se iniciar no tiro ao alvo, aprender a dirigir uma Land Rover em terreno acidentado e pescar salmão (afinal, estamos na Escócia!) sempre sob os auspícios de experts, são apenas alguns itens propostos no leque de programação. Embora a maioria seja divertida, nada se compara à emoção de segurar um falcão pela primeira ( e provavelmente a última) vez em sua vida: a falconaria, uma arte e rotulado como esporte real,  é cultivado hoje em dia por raros profissionais e reservado apenas à demonstração.

Assustadora , a ave também tem seus encantos...

Porém, de forma inusitada, em Gleneagles esta atividade pode ser literalmente praticada por um leigo voluntário que quiser sentir na pele (ou, melhor dizer, na mão!) o que significa equilibrar uma ave de rapina de mais de cinco quilos, arremetê-la para o alto e esperar até que ela retorne em poucos segundos para a sua mão – em busca de um merecido pedaço de carne.

...mesmo quando devora uma presa

 Esta experiência pode ser vivenciada sob a supervisão de uma veterana criadora de aves de rapina, que escreveu nada menos do que 7 livros sobre o assunto. A quem ama animais, uma dica: não vá embora de Gleneagles sem pelo menos fazer isto uma vez. E´ um momento de sua vida que será selado para sempre na memória.


Os menos entusiasmados por atividades ao ar livre podem se enclausurar por dias a fio no luxuoso The Spa, e se refestelar com tratamentos tão sofisticados quanto o nome que ostentam. Além disso, há uma piscina interna de águas mornas, saunas e jacuzzis.



 E, para agradar consumidores convictos, um mini-shopping em forma de galeria  serpenteia de um eixo ao outro no interior do hotel, e ostenta  marcas internacionalmente conhecidas. Lado a lado, em pequenas butiques, podem ser encontradas as etiquetas da Escada, Betty Barclay, Paul Costelloe, Mappin& Webb e, last but not least, a griffe da Família Real, a Barbour, que vende uma coleção limitada de acessórios e roupas esportivas, do jeans aos indeléveis casacos impermeáveis ( afinal, estamos na Escócia, onde a chuva é considerada uma parceira).


Embora tenha tantos afazeres dentro da propriedade, uma opção para quem procura um autêntico sabor escocês é caminhar os 3 quilômetros até o pitoresco vilarejo de Auchterarder, repleto de pequenos comércios e delicatessen que fabricam seus próprios doces – iguarias como o shortbread, um biscoito amanteigado, é uma especialidade regional de comer ajoelhado, lamber os dedos e, é claro, contabilizar calorias. Isso sem falar nas tortas, geléias, e produtos orgânicos para purista nenhum botar defeito. 

O ritmo pacato do dia-a-dia se reflete pela tranqüilidade como a população local interage com os turistas, dispensando-lhes atenção e fazendo jus à hospitalidade característica do caledônio. E, já que estamos na Escócia, onde se encontram mais de 90 distilarias de uísque, vale programar uma visita até Glenturet, berço da histórica Famous Grouse Brand, a distilaria mais antiga da Escócia, estabelecida em 1800 e vencedora de inúmeras premiações. Afinal, uma das lições que se aprende no dia-a-dia em Gleneagles, é de que tudo de bom se rega com um gole de uísque. Legítimo.

distilaria para degustar o que há de mais legítimo





Nenhum comentário:

Postar um comentário