A beleza encantadora de uma cidade que não sai de moda. |
a arquitetura de Bruges é um dos seus maiores atrativos |
Destino pra ir e voltar dezenas de vezes, a qualquer tempo, mesmo que seja por um dia. Bruges nunca cansa. Embora a cada ano que passa enche cada vez mais, o encanto prevalece e a energia do lugar ( mesmo que seja por acúmulo de calorias consumidas graças ao chocolate...) nunca evapora.
Mesmo apinhado de turistas durante o verão, a formosa Brugges ( conforme escrita no idioma Flamengo, ainda falado naquelas bandas) é um destino que não cai de moda.
Pela beleza e seus canais, a
badalada cidadezinha belga, com menos de 120 mil habitantes, é um lugar que
merece uma esticada, não apenas com a intenção de se deliciar com as centenas
de rótulos de cerveja e a dobradinha moules & frites, (mexilhões com
batatas fritas), mas também para se embrenhar a pé ou de bicicleta pelas
charmosas ruelas de paralelepípedos que contam a história da capital da
província de Flandres.
![]() |
Turistas se aglomeram diante dos canais onde também estão as lojinhas, os antiquários... |
pontes e mais pontes contam a história da cidade |
ciclistas percorrem a cidade |
Com neto a tiracolo, Bruges me pareceu ainda mais festiva e me dei uma boa desculpa pra deletar a dieta e parar em cada lojinha de cholocate: são nada menos do que 49 butiques desta irresistível iguaria e, para quem quer minimizar a culpa, pode apenas visitar o Museu do Chocolate (choco-story.be) . Mesmo assim, corre o risco de não resistir à tentação e fazer uma incursão na primeira chocolateria que encontrar pela frente.
.
Todos os roteiros sugerem os pontos românticos como a
pequena ponte sob o Lago do Amor, o museu de la Dentelle (Renda) ou a Basílica
do Saint-Sang.
Bruges
fica próxima a grandes centros, e é facilmente acessível
de trem. Mas resolvemos ir de carro desde Amsterdam para maior conforto. Hesitei bastante antes de bookar um hotel, porque tem muitas boas ofertas e de tudo para todos os gostos. Tratando-se de uma cidade na qual é melhor se locomover a pé, o melhor é ficar encravado em pleno centro.
Optei pelo tradicional Hotel de Orangerie ( isso mesmo, sem o l e o apóstrofe...) super bem situado e muito simpático. Meu neto foi logo se servindo de maçãs e pirulitos oferecidos no lobby. Deve ter feito estoque pro final de semana inteiro.
Nossa suíte ficava numa mansarda, ou seja, no último andar deste tradicional estabelecimento, já praticamente um ícone de Bruges. Como era uma acomodação bem ampla, armaram uma cama de casal na antesala para meu neto e no outro quarto tinha uma cama king size. A vista se estendia sobre os telhados antigos da cidade, um visual muito característico.
A localização do hotel é mesmo ideal, porque você está a poucos passos de todas as atrações, começando pela Grand´Place, point de encontro de todos os turistas que se amontoam nas dezenas de terraços dos restaurantes que margeiam a praça mais famosa da cidade.
Mas a maioria das pessoas que perambula por lá está fazendo fila, por exemplo, para andar de charrete, um programinha adequado para qualquer idade, mas que decepciona um pouco, visto a robotização do itinerário ( todo mundo vai pelo mesmo caminho e faz as mesmíssimas paradas) e a comercialização do passeio. São 20-30 minutos, dependendo da escolha do freguês, mas a criançada adora porque pode ir juntinho ao cocheiro - ou cocheira.
Outro programa de carteirinha é a volta de barco pelos canais, também ouvindo o piloto desfiar as explicações sobre cada monumento ou prédio, ou estátua, ou ponte, ou até mesmo achar graça ( se entender o humor local) nas piadinhas que ele solta de vez em quando - piadinhas de belga zoando belga.
Gauffres, servidas com morangos e bananas, representam mais uma das especialidades locais. |
Porém, para criança, uma fugida até Bruges é culturalmente proveitosa, e mesmo se não se perde muito tempo em explicações históricas, dá pra deixar um cheirinho na memória de que esta cidade merece muito mais do que apenas uma visita. Vale voltar. E pode mesmo ser pro Orangerie, que além de ter um serviço atencioso, é bonito por dentro, de bom gosto e supre os hóspedes com um café da manhã maravilhoso, com croissants dignos de serem comidos ajoelhados. E isso com a vista para o canal.
Multidões lotam a Grand´Place em busca de programas turísticos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário