quinta-feira, 31 de março de 2016

Hotel Village Natureza Dunas Resort, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil

Uma das vistas mais impressionantes do mundo: o amanhecer em Tibau do Sul

Desde que conheço a vila de Tibau do Sul, e bota anos nisso, quase nada mudou. Continua muito tranquila e discreta. As suas extensas praias com boas ondas, cercadas por imponentes falésias, costumam permanecer quase sempre desertas. Não é à toa que este trecho potiguar, a 77 quilômetros de Natal, é considerado  um dos mais preservados do litoral nordestino.  Como "rato de nordeste ", confessa, posso afirmar que este é um dos lugares mais deslumbrantes que conheço. 


Dá para percorrer toda esta paisagem pelas praias, de bugue...

Emoldurado por falésias, Tibau está a pouco mais de uma hora de carro da capital do Rio Grande do Norte e nada mais é do que uma vila encravada entre o mar e a lagoa de Guaraíras. O ritmo é pacato e sem vida noturna, ao contrário da vizinha Pipa, que fica a apenas 8 quilômetros de distancia.  Curiosamente, esta atmosfera pouco se altera, até mesmo ( pasme!) no Carnaval. 

Cansei de passar Reveillon lá, e depois da meia-noite descia todo mundo para a praia jogar uma flor pra Iemanjá...E, olha que incrível, só tinha a gente molhando os pés! Quem estava afim de agito tinha se mandado pra vizinha Pipa! 




Uma praia para chamar de sua

No fundo,  Tibau é o lugar ideal para os aficionados dos esportes náuticos como surfe,  SUP, kite surfe, caiaque e aventuras ao ar livre como passeios de barco e longas caminhadas.


Pescadores na lagoa

E falando em passeio, que ninguém é de ficar de papo pro ar, vale a pena alugar um barqueiro lá no pier para ir almoçar no restaurante do Momo, lá num povoado do outro lado do mangue , chamado Senador Georgino Avelino. 



Mas, é só dizer ao barqueiro que você quer ir no Momo que todo mundo conhece. Mas, não deixe de reservar, principalmente se for final de semana. Anota aí: 0xx84 9158 2343.  Além da comida ser fantástica - do arroz com feijão à famosa cocada de D. Lucia, passando por um camarão ao curry que você só vai comer ali, neste gastro-caipira- pé-na-areia !
Peixinho frito na manteiga, no restaurante do Momo





 E também para quem prefere não compartilhar a praia e a paisagem com nenhum estranho. No entanto, é fácil ouvir um linguajar estranho quando se cruza com algum turista na praia: são os estrangeiros, principalmente europeus, que afluem para usufruir das oportunidades oferecidas pela própria natureza: vento constante, mar manso com piscinas naturais, ondas seguras. 


Golfinhos também são as atrações constantes na Ponta do Madeiro, uma praia também conhecida como praia do Canto. Os banhistas costumam  curtir o local para observar e também nadar literalmente ao lado destes afáveis mamíferos, que estão sempre atarefados encurralando os cardumes de tainhas até  as pontas rochosas, ao pé da falésia. 


 Na maré baixa, dá pra ir andando até lá, são pouco mais de 3 quilometros, uma horinha cravada e perfeita pra queimar banhas e calorias. Uma caminhada, aliás, obrigatória ! E´ um dos trechos mais lindos da região. No caminho você ainda fica vendo os  parapentistas pulando do alto de uma falésia... Emoção garantida. 


A prática de esportes radicais é comum em Tibau e nos arredores


As melhores pousadas são aquelas localizadas ao longo da estrada para Pipa, e todas se debruçam sobre o mar . E´ o caso do Village Natureza Dunas Resort, cuja localização privilegiada  dá acesso direto à praia de Cacimbinha.

 Os melhores quartos são os luxo e superluxo, e ficam encravados por cima de uma falésia. A vista é sobre o horizonte azul, mas pra ver a praia e o mar é preciso chegar mais na beira. E lá do alto, depois de atravessar um belo gramadão, você enxerga toda a magia deste cenário único. Uma das vezes que fui a Tibau, estive hospedada  no Village, foi para festejar o aniversário de meu marido, em abril. Eu já tinha ficado no Natureza da praia do Madeiro e me convenceram a ficar no de Tibau, pra experimentar.
A tranquilidade do povoado de Tibau

Suites  com privacidade e luxo no Village Natureza


 De fato, as suítes são amplas, cada uma com sua varandinha , a rede de sempre  e muita privacidade. A vista é para um horizonte infinito. Na sede da pousada, tem piscina, restaurante e áreas de lazer. Mas se puder escolher, fique numa destas da foto, que são separadas e bem mais romanticas. Além disso, vai ficar boquiaberto com a exuberancia da paisagem, acredito que deve ser uma das mais lindas de todo o Brasil. Principalmente porque lá na Cacimbinha, diferentemente da Praia do Madeiro,  a praia é só sua mesmo! Confere...


Praia da Cacimbinha, da pousada se chega diretamente, descendo por uma escada. A privacidade tem cem degraus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário